Tá legal que já estamos na metade da primeira temporada da série, mas, acho que ainda há tempo. Não, não li o livro. Adoro séries, e curto livros, séries em primeiro lugar. Agora, ao que interessa:

A série sci-fi da CBS, que terá uma temporada de 13 episódios, estreou em 24 de junho. Baseada no romance homônimo, lançado em 2009, de Stephen King, com produção executiva de Steven Spielberg  e do próprio autor do livro, Under The Dome iniciou com audiência de 13,1 milhões nos Estados Unidos e tem conseguido manter o alto padrão.

dome112top-710x400

A trama

Tudo acontece na pequena cidade de Chester’s Mill, no Maine. Do nada, os habitantes, e algumas pessoas que estavam apenas de passagem, encontram-se presos sob uma redoma transparente. É, tipo a do filme d’Os Simpsons, porém muito mais legal e, aparentemente, sem aquele “buraquinho” no teto. Completamente sem contato exterior, a não ser por pequenos trechos de comunicação captados aleatoriamente por uma rádio local.

dome115top-710x400

Logo inicialmente, descobre-se que o campo de força, que forma a redoma, afeta, e até explode, objetos eletrônicos ao contato. Não é possível atravessar e nem cavar por baixo. Enfim, a galera está presa mesmo. Caos e desespero começam a tomar conta e as autoridades no exterior também aparentam não ter a mínima ideia de “de onde vem”, “para onde vai” e “até quando pretende ficar” a bendita redoma.

under-the-dome-recap-ftr1

Claro, como algumas pessoas de fora acabaram presas em Chester’s Mill, alguns habitantes locais estão presos do lado de fora. Aconteceu com o noivo bombeiro da policial, e logo xerife, Linda Esquivel e com o os pais de Joe McAlister, um adolescente meio nerd. Falando nele, logo que a redoma surge, o garoto e Norrie Calvert-Hill, uma garota que estava apenas de passagem com suas duas mães, começam a ter algo parecido com crises epiléticas, repetindo várias vezes as palavras: “the stars are falling in lines”. Ainda quero saber a razão disso. Acontece também toda vez que os dois se tocam.

UnderTheDomebig

Como em qualquer cidade de interior ou subúrbio de série americana que se preze, os moradores guardam muitos segredos. Agora estão todos presos por tempo indeterminado e terão de superar diferenças e apenas unidos poderão superar a situação adversa.

Trailer:

 

Entre o livro e a série

Em qualquer adaptação de obra literária, sempre haverá comparações. Inevitável. Mas há que se lembrar de que a série, apesar de baseada no livro, não é uma cópia, e sim uma peça original e incrível. Aparentemente as críticas e comparações chegaram até a incomodar o autor do romance, que publicou a respeito em seu site.

stephenking under the dome

Stephen King ressaltou que a obra televisiva em nada altera o livro, que estará sempre à disposição, caso o leitor sinta saudade ou queira apenas dar uma conferida. As mudanças feitas por Brian K. Vaughan, criador da série, e seus roteiristas foram necessárias e aprovadas para o bom andamento e continuação do show. No livro, os eventos ocorrem em pouco mais de uma semana, fato que necessitou ser alterado. Outras modificações aconteceram, incluindo a origem da redoma, que permanece um mistério na série. Caso fosse a mesma, seria logo descoberta, estragando o suspense…

O elenco principal

 

shooting-the-dome1

 

 

Esse artigo é uma colaboração de Karlo Tavares.