Doces ou Travessuras?

É assim que o Halloween virou um evento tradicional e cultural, que ocorre em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. A palavra Halloween se perde em muitas explicações, já que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe’en → Halloween. Ou ainda que é uma derivação de palavras vindo da igreja católica tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows’ Eve.

O Brasil apesar de ter seu próprio folclore (incluindo mulas sem cabeça e curupiras), comemora o mês do cachorro louco em Agosto, mas como país que gosta de celebrar, também agita-se vários eventos de Halloween pelo país. De festas a fantasia a reuniões familiares para ver filme de terror, e por isso, alimentamos sua videoteca com 10 filmes que podem por você de cabelo em pé. São eles:

10-O Estranho Mundo de Jack – Nightmare Before Christmas


O Estranho Mundo de Jack é um verdadeiro filme elo entre Halloween e Natal. Saído da mente genial de Tim Burton, a animação de 1993 ganhou gerações de fãs. O filme conta a história de Jack Skellington da “Cidade do Halloween” que abre um portal para a “Cidade do Natal”. Danny Elfman escreveu as músicas, desde a voz de Jack, bem como de outros personagens que cantam. O elenco de voz principal inclui Chris Sarandon, Catherine O’Hara, William Hickey, Ken Page e Glenn Shadix.
A “Cidade do Halloween” é um mundo de sonho repleto de cidadãos, tais como monstros deformados, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington (“O Rei das Abóboras”) é o centro das atenções da celebração anual do Dia das Bruxas, no entanto sente-se farto de repetir todos os anos a mesma rotina. Com isso, vagando ele encontra a porta que lhe abre um novo mundo.

9-Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem

Beetlejuice, Beetlejuice, beetlejuice!
Na lista de filmes para se divertir nesse Halloween, Beetlejuice, conhecido aqui como Os Fantasmas Se Divertem não pode faltar. Filme de Tim Burton com trilha de Danny Elfman = Sucesso.
Nas telonas em 1988, A história segue um casal recém-falecido que contrata um bio-exorcista, Beetlejuice (Com Michael Keaton), para expulsar os yuppies que são novos proprietários de sua casa na Nova Inglaterra. O filme fez muito sucesso, levando a uma série de desenhos animados para televisão. Ainda no começo desse mês foi revelado um novo filme que estaria em contratação de atores e que traria Michael novamente ao papel de Beetlejuice.

8-Brinquedo Assassino

Se você já teve medo de encarar seus bonecos e bonecas, eis o culpado. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 9 de novembro de 1988. Ele foi recebido com sucesso moderado e desde então se trasnformou em clássico cult entre os fãs de filme de terror. O primeiro foi o único filme da série a ser lançado pela MGM que depois passou os direitos para outras produtoras. O filme trata da história de um boneco que ganha vida e se torna um assassino, seu nome é Charles Lee Ray, ou simplesmente Chucky, deriva dos nomes dos notórios assassinos Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray. Mais tarde ele ganha até mesmo uma noiva e o que era terror vira cômico.


7-Cemiterio Maldito

I don’t want to be buried in a Pet Cemetery,
I don’t want to live my life again.

O cemitério Maldito, baseado na obra de Stephen King entrou nas telonas em 1989. O enredo do filme gira em torno da ressureição de animais e, principalmente, pessoas mortas e enterradas em um cemitério indígena, mais conhecido como “Cemitério Micmac”.  A curiosidade é que Stephen King escreveu o roteiro do filme. Ele faz uma breve aparição no filme interpretando o padre na cena do funeral de Missy Dandridge. Além disso, durante o livro, Stephen King cita por diversas vezes a banda de punk rock The Ramones, em certa parte do livro, ele diz que o personagem Louis Creed se hospeda em um hotel com o nome de Dee Dee Ramone, baixista da banda.

6-Madrugada dos Mortos

Zumbis estão tão na moda como ser nerd. Mas muito antes deles invadirem seriados, a tela dos cinemas provocava pânico no ano de 1978 e produzido nos EUA e na Itália. Em 2004 ganhou remake.
Quando o planeta é tomado por uma orda interminável de mortos-vivos, os últimos sobreviventes da cidade se refugiam em um shopping center, acreditando na possibilidade de permanecerem vivos e escondidos ali. Mas a situação se complica. Quer mais um filme de como sobreviver ao Outbreak? Fica ai a nossa dica. E a disputa. Madrugada dos Mortos ou Walking Dead? Deixe sua opinião. ;D

5-Halloween

Serial Killers que nós amamos. Muito antes de Dexter, Mike Myers estava lá. Na noite de halloween aos 6 anos de idade, Michael assassina brutalmente sua irmã, Judith Myers, após a mesma ter relações sexuais com o namorado na ausência dos pais. Por este ato, é enviado ao Sanatório Smith Groove, em Handonfield, onde permanece por exatos 15 anos. Fugindo do sanatório, Myers volta à sua cidade natal e na noite de halloween de 1978 persegue e mata os vizinhos de sua casa abandonada. Feito em 1977 e lançado em 1978, escrito e dirigido por John Carpenter ganhou n versões. A curiosidade: Há um remake deste filme que foi lançado nos EUA em 2007, com a direção de Rob Zombie. A música do filme, foi composta pelo próprio John Carpenter.

4-Hellraiser – Renascido do inferno

Não há de se negar que Hellraiser é um filme chocante, com uma dose de sadomasoquismo, moralidade, stress e medo. Lançado em 1987, produzido na Grã-Bretanha, é conhecido em Portugal como Fogo Maldito, e baseado no livro The Hellbound Heart, do escritor britânico Clive Barker, que também veio a ser o diretor e roteirista da versão cinematográfica. Sete sequências foram produzidas, e um remake foi anunciado para 2012. O filme traz Frank Cotton, uma antiga relíquia, o cubo, e a porta para o céu, inferno e o prazer absoluto, desde que sua alma seja dada de presente.

3-O Exorcista

O exorcista ainda causa pânico e medo em quem pensa encarar os olhos da garota de 12 anos possuída pelo demônio Pazuzu
Filme de 1973, tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror, chegando a arrecadar o equivalente a U$ 402.000.000,00 em todo o mundo. O livro de Blatty, da qual o filme foi adaptado, teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949. A curiosidade é que o polêmico diretor William Friedkin deu um tiro de pistola durante as filmagens sem aviso, para conseguir uma expressão real de susto do ator Jason Miller. William Friedkin frequentemente levava um padre para abençoar o set de filmagens. Esse é um filme para ver com os amigos, mas nunca sozinho.



2-A hora do pesadelo

Em 1984, Freddy daria suas caras no cinema, e atrapalharia muito o sono de crianças que não conseguiriam mais dormir depois de ouvir sua música “1…2…ele vai te pegar!”.
O filme apresenta John Saxon, Heather Langenkamp, Ronee Blakley, Amanda Wyss, Jsu Garcia, Robert Englund e Johnny Depp em sua estreia no cinema. A história se passa na cidade fictícia de Springwood, Ohio e o enredo gira em torno de um grupo de adolescentes que são aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger.
O monstro dos sonhos fez tanto sucesso, que ganhou várias versões e foi tentar fazer frente a Jason em Freddy versus Jason. Esse foi um filme um pouco infeliz, e ele voltou para o sonhar que é o seu lugar!



1- Sexta feira 13

Ele é um dos mais queridos entre os filmes de terror. Jason Voorhees que havia morrido no Lago Crystal, é um jovem com problemas mentais e que sempre perseguem adolescentes que estão na moita aprontando altas confusões.
Brincadeiras a parte, a máscara de Jason é um dos objetos mais usados no halloween juntamente com as garras de Freddy e com as cabeças de abóboras.
A série já conta com 12 filmes (incluindo Freddy vs. Jason), e a franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares. Pessoas sacrificadas por Jason, somando os nove filmes: 146. Cadáveres encontrados pendurados no teto ou dentro de um armário: 83. Quantas vezes alguém diz frases do tipo “Espere um pouco que eu já volto” ou “Vou ver que barulho foi aquele lá fora” e nunca retorna: 19. A indústria automobilística tem uma afeição toda especial por Jason. 7 de suas vítimas foram chacinadas pelo psicopata depois que seus carros enguiçaram ou simplesmente atolaram em alguma lama. Somando os nove filmes, Jason já levou mais de 50 tiros, foi esfaqueado 23 vezes, levou 5 machadadas, foi atropelado por um trator e um carro e já foi atingido na cabeça 19 vezes por vasos, 8 pedaços de madeira, um sofá, duas cadeiras, uma estante e até uma televisão. E sobreviveu!

Votação:
Pra você qual o filme que marca o Halloween?
[poll id=”2″]
Se você acha que faltou algum filme, curtiu, não curtiu, quer dar opinião: não esqueça de deixar o seu comentário.
Estamos aguardando, e feliz Halloween com muitos doces e travessuras.