Shugo Chara tem como personagem principal Hinamori Amu, uma estudante de ensino fundamental popular pela sua aparência, além da frieza e calma que transparecem dela. Mas na verdade tudo isso é uma farsa.

Intimamente, Amu é uma garotinha tímida e sensível, que fica angustiada por ninguém a conhecer realmente, nem seus pais, que são muito ausentes. No seu desejo mais sincero de ser uma pessoa mais honesta consigo e com os outros, surgem três ovos misteriosos em sua cama. Sem saber do que se tratam, ela os leva para todo canto, até que nasçam – seja lá o que for.

Todas as crianças carregam um ovo em suas almas. O ovo dos nossos corações, nossa essência. Porém, invisíveis…

Na nova escola de Amu, há um grupo de estudantes conhecidos como Guardiões. Para os demais alunos, eles seriam como um comitê estudantil, mas na realidade eles também possuem ovos e são guardiõães do conhecimento e do Humpty Lock, o cadeado destinado à transformação de personalidade.

Cada um dos Guardiões tem um Chara (como são conhecidos os ovos depois que nascem) e representam um naipe do baralho: Yaya (Ás), cujo chara é Pepe (um bebê fofinho); Nadeshiko (Rainha), com a chara Temari (ótima dançarina); Kuukai (Valete), com o chara Daichi (excelente nos esportes); e finalmente Tadase (Rei), com o chara Kiseki (um líder nato). Como Amu é especial por possuir três charas, ela entra no grupo dos guardiões como Joker.

Mas por que a novata é especial? Por que ela tem três ovos? O que é que está acontecendo?

Reza a lenda que existe um ovo especial que consegue realizar qualquer desejo. Esse ovo é chamado de Embrião. Existe uma empresa, a Easter, que está atrás desse ovo mágico e no intuito de conseguir atraí-lo, transforma ovos comuns em Ovos X, cheios de negatividade. Um dos trabalhos dos Guardiões é recuperar esses Ovos X e salvá-los de se perderem para sempre com essa energia ruim.

Alguns mistérios aparecem durante a série, como por exemplo, a figura de Ikuto, um rapaz que tem um chara (o Yoru) e que trabalha para a Easter. Ele parece ser uma figura ambígua, que nem é totalmente vilão, nem totalmente herói, mas qual seria o real propósito dele nessa empreitada? Por que algumas vezes parece ajudar Amu e seus amigos?

A própria Easter! Quem a comanda? Seu único intento é conseguir o Embrião? Qual seria o desejo do dono da empresa? Por que ele começou essa caçada?

Se existe um cadeado, existe uma chave para abri-lo e fechá-lo. Se Amu possui o Humpty Lock, onde e com quem estará a Dumpty Key? E o que ela é capaz de fazer?

Shugo Chara é um anime bonitinho. Sem exageros! Tem todas as características típicas de shoujo e está voltado para uma faixa etária bem na transição do infanto para o juvenil. Mas isso não quer dizer que não seja interessante para todas as idades.

Amu é uma heroína típica: atrapalhada, com um amor (não tão) platônico por um dos caras mais populares da escola e ela ainda é a garota que vai salvar o mundo (não é para tanto, eu sei!). Ela tem poderes especiais, já que ao contrário dos outros que tem apenas um chara, ela tem cinco (os outros dois aparecem nas demais temporadas do anime – e isso não foi spoiler, foi lógica… se cada um tem um naipe e o grupo é formado pelos quatro mais o joker…). E ainda é a portadora do cadeado que permite a fusão entre ela e seus charas – que muitas vezes a colocam em situações constrangedoras e divertidas. Seus charas são: Ran (copas, muito boa no amor e esportes), Miki (espadas, uma artista), Suu (paus, ótima nos afazeres domésticos), Dia (ouro, ligada à música, muito animada e cativante). O quinto chara, o joker, é uma junção dos quatro charas e só aparece em missões muito especiais; essa transformação é conhecida por Amulet Fortune.

Um caminho comum para animes é serem baseados em mangás. O mangá de Shugo Chara foi publicado entre 2006 e 2010 no Japão, totalizando 12 volumes. A história foi concebida por uma dupla que atende pelo nome de Peach-it (Banri Sendo e Shibuko Ebara), responsáveis também por DearS, Rozen Maiden e Zombie Loan. Em 2007, Shugo Chara ganhou sua versão animada pelo estúdio Satelight sob a direção de Kenji Yasuda. O sucesso foi tanto que, ao todo, o anime conta com 3 temporadas: Shugo Chara (com 51 episódios), Shugo Chara Doki! (também com 51 episódios) e Shugo Chara Party! (com apenas 25 episódios).

Ao longo de todos esses episódios ocorrem algumas mudanças, personagens antigos que saem e dão lugar a novos, outros guardiões com mais de um chara e reviravoltas bem legais.

Uma curiosidade da história é sobre o cadeado e a chave. Humpty Lock e Dumpty Key foram inspirados na personagem Humpty Dumpty do conto de fadas a Mamãe Gansa. Nessa história, Humpty Dumpty é um homem ovo que está em cima de um muro e acaba por cair. A personagem também aparecem em  Alice no País das Maravilhas e no recente filme O Gato de Botas.

Confesso que assistindo o anime pensei em querer ser uma pessoa melhor para aparecer um ovo na minha cama. Acho que ia querer um chara tipo a Miki, só que com outra cor. Devaneios a parte, você conhece o anime? Se não, assistiria? Prefere anime menos bonitinho e com mais ação? Deixa um comentário aí, podem sugerir mais animes para aparecerem por aqui! =]