Muitos jogos que saem de graça na internet ou são incrivelmente ruins ou são incrivelmente bons, dado o esforço da equipe de produção na obra. Alien Swarm se encaixa no segundo grupo.

Primeiramente era um mod do Unreal Torunament 2004 e que acabou sendo desenvolvido na engine source após a contratação dos desenvolvedores pela Valve e enfim lançado ano passado, Alien Swarm é um Shooter em terceira pessoa com visão por cima cuja história se baseia em um grupo de 4 pessoas com missão de destruir uma colônia humana que foi devastada por alieníginas chamados de Swarm,criaturas verdes que odeiam visitas indesejadas.

O visual é bastante bonito e cheio de detalhes como caixas jogadas, corpos espalhados, janelas e cômodos destruídos, ovos e ramificações, tudo isso pra mostrar a violência que foi a invasão. Também vale ressaltar o efeito borrado que o jogo usa para demonstrar a sensação de neve, luz e de profundidade das fases.

A jogabilidade se baseia em montar um time de no mínimo 2 pessoas, sendo que cada pessoa pode escolher 1 dos 2 personagens das 4 classes existentes no jogo: Officer (balanceado), Weapon Specialist (mais voltado pro ataque), Medic (ele cura, dã) e Tech (além de hackear portas e terminais se ele morrer você é forçado a repetir a fase); escolher o seu armamento dividido em 2 slots para armas e 1 para o acessório, dependendo do seu nível é claro, que vai até o 27 sendo que nos níveis pares você ganha um acessório e nos ímpares uma arma nova; e se aventurar pela curta campanha do jogo que se divide em 7 fases, sendo que se você tiver uma boa mira e uma boa equipe, pode ser terminada em um hora e meia.

Agora vale destacar a dificuldade do jogo que é absurdamente difícil até nos níveis mais fáceis (que vão do fácil até o esmagador Brutal), sem falar que ainda existe a opção de ligar o modo Onslaught, aonde uma quantidade incrivelmente grande de aliens te ataca, e o modo hardcore de fogo amigo, que pode tirar um quarto de sua vida com uma bala, o que força os jogadores a melhorarem suas habilidades e a cooperarem entre si se quiserem sobreviver e subir de nível.
Já o quesito sonoro é uma das maiores falhas do jogo, porque a música (é uma música só mesmo) só toca nos momentos de câmera lenta. Já os efeitos sonoros representam fielmente as armas e os gritos tanto dos homens quanto dos aliens (principalmente quando eles estão em chamas).

O replay do jogo varia muito de jogador para jogador: se você é aquele cara que só quer zerar o jogo ele não vale muito, mas, se você é um daqueles caras que gosta de jogar com os amigos ou que quer pegar todas as seis promoções (que não fazem absolutamente nada além de mostrar um ícone bonito do lado do seu nível esteja avisado) ou que não tem muito dinheiro para gastar no momento (afinal o jogo é grátis) esse jogo possui um amplo valor de replay.
Enfim, Alien Swarm é um jogo recomendado tanto pra você que gosta de um desafio a mais quanto pra você que está liso e que quer alguma diversão.

Visual: 8,0/10
Bonito e borrado nas medidas certas.
Som: 3,5/10
Os efeitos sonoros são bons, a trilha é outra história.
Jogabilidade: 9,0/10
Promoções são para os fortes.
Replay: 7,5/10
Perfeito para jogar com os amigos.
Nota Final: 8,3/10

Meu progresso no jogo.