Olá a todos! Eu sou Felipe e este é o On-Control!

Essa coluna como já diz no nome é dedicada a diversos assuntos sobre o Mundo Gamer…

Ok Felipe, mas o que é  um Gamer??

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida…

Se você já jogou games de franquias como Mario Bros., Street Fighter, Need for Speed, Call of Duty, Final Fantasy, World of WarCraft ou até RPG de Mesa como D&D entre outros, e se sente bem cada vez que você liga seu console/pc/smartphone  e passa horas jogando…? Parabéns você é um Gamer!

Agora que sabemos disso, qual é seu nível de conhecimento sobre a indústria gamística??

Bem vamos começar falando sobre:

O Vídeo Game

Na década de 50 em um laboratório militar dos EUA um físico chamado William Higinbotham idealizou um novo conceito de entretenimento e com seu conhecimento e os instrumentos certos a disposição criou o primeiro Jogo da História, surgiu então o Tennis for Two!

IMG 01--tennis-for-two-machine

Bem, “rodando” em um osciloscópio e um computador analógico, Tennis for Two foi criado com a intenção de entreter os visitantes do Laboratório Brookhaven, o game como diz o próprio nome é baseado em um jogo de Tênis em que cada jogador com seu “ControlPad” controla uma barra de um lado do campo emulando uma raquete e um ponto no meio piscando de um lado para o outro que seria a bola. Mas não pense que esse “console” poderia ser levado até nossas casas, naquela época o invento mal caberia no seu quarto, é, pois é.

William naquela época com certeza não fazia ideia do que realmente havia criado, ele foi o pioneiro do que nós mais gostamos hoje, inspirou várias pessoas que criaram um legado de consoles e jogos, um ótimo exemplo é o pessoal do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen, esses são os nomes dos principais responsáveis pelo conhecido “primeiro” jogo de todos os tempos, o Spacewar!

IMG 02 --spacewar-pdp1

Criado na década de 60 rodando desta vez num computador modelo DEC PDP-1 o, até então, inédito game Spacewar! se tornou muito popular na universidade, dando-nos por muito tempo uma falsa ideia de que esse foi o primeiro game criado no mundo. Mas, como falei anteriormente, William Higinbotham de fato chegou primeiro.

Ok Felipe, mas e o primeiro console caseiro? Calma, eu já chego lá, primeiro vamos conhecer o responsável por gastarmos todo nosso rico dinheirinho em Fichas.

Nolan Bushnell esse é o nome do culpado…, digo, do engenheiro que criou o primeiro arcade, com uma ideia semelhante a de Bill Gates, Nolan ainda calouro do MIT conheceu o projeto Spacewar!, então depois de se formar em 1969, foi para sua casa e junto de um amigo, Ted Dabney, eles desenvolveram o que seria conhecido em 1971 como o primeiro fliperama do mundo!

O projeto foi vendido à empresa Nutting Associates e denominado como “Computer Space”, o fliperama nada mais era que uma “cópia melhorada” do game Spacewar! (como eu disse, Nolan e Bill, gênios ou oportunistas?), mas eles merecem seus méritos, pois foram os primeiros a ligar um jogo em uma tv caseira, assim possibilitando a invenção se tornar “um pouco” popular em todo o território dos EUA, já que cada máquina tinha um custo muito alto para sua fabricação, foram produzidas cerca de 1.500 peças. É certo que Nolan era um visionário e suas ideias não acabaram aqui, logo mais volto para ele, vamos ao que interessa…

IMG 03 Computer --Space

Vários desenvolvedores gostaram da ideia do fliperama, mas será que até então ninguém pensou “por que não ter um desses em casa?”

Ai surge um dos maiores ícones da indústria, Ralph Baer.

O ano era 1966, veja bem, 1966! Ralph um inventor alemão residente na América trabalhava na Sanders Associates e já estava familiarizado com as tecnologias baseadas em jogos eletrônicos, até então aqueles modelos de computadores robustos, muito populares nas universidades, ou seja, como bom inventor ele idealizou um protótipo do que mais tarde seria conhecido como o 1º Console de Videogame, dois anos mais tarde ele patenteou esse protótipo denominado “Brow Box” console, que tinha em sua memória jogos de esportes e até de tiro (primeiro FPS??). Depois de Ralph junto da Sanders apresentarem o projeto várias vezes à inúmeras gigantes da eletrônica, finalmente uma delas a Magnavox aceitou a ideia, enfim lançaram no mercado o primeiro console de Videogame da história!

O Odyssey 100 da Magnavox.

O console chegou exatamente 1 ano depois do lançamento dos Fliperamas do tio Nolan, o Odyssey 100 acompanhava 2 controles e uma média de 10 jogos, e também era vendido separadamente um rifle, calma, o rifle era exclusivo para os jogos de tiro, jogos esses que poderiam ser trocados como se fossem cartuchos, só que a diferença era que não existiam cartuchos e sim placas de circuitos das quais suas funções eram trocar os pontos brancos gravados na memória do console de lugar, podendo assim usá-los  a favor de cada jogo gravado na memória das placas. Porém nem tudo ali era uma maravilha e os jogos dependiam muito de gráficos “caseiros”, adesivos correspondentes a cada jogo eram colados na tela da tv dar a impressão de maior imersão na jogatina, adesivos esses que também vinham com o console.

IMG 04 --Odyssey 100

Mesmo assim, o Odyssey 100 em seu 1 ano de lançamento teve mais de 100.000 consoles vendidos! Sem contar o lucro dos rifles e dos games, um muito popular entre eles era o “Table Tennis”, mais uma vez o game baseado em tênis aparece e com seu sucesso, e não demorou muito para outras empresas mexerem seus pauzinhos.

A partir daqui se inicia a grande era dos consoles.

Mais tarde após o lançamento do Odyssey 100 o outro Ícone da indústria Nolan Bushnell, do qual eu já falei, estava incomodado com o “fracasso de vendas” do “Computer Space” perante o novo console da Magnavox, decide então com seu colega Ted Dabney tentar novamente investir na ideia do Fliperama, só que dessa vez com a tecnologia melhorada, e mais uma pitada de plágio. Nasce então o segundo Fliperama, não só da história, como o mais popular entre todos! O PONG.

IMG 05 --pong

Plágio exato do famoso jogo “Table Tennis” porém para arcade, assim o Pong ficou mundialmente conhecido, inclusive aqui no Brasil só que com outro nome: o Tele-Jogo. Como Nolan era uma pessoa visionaria (ou oportunista?) ele aproveitou o seu jogo de sucesso, Pong, e novamente junto a seu colega Ted Dabney tiveram a ideia de portar o game para um console caseiro junto a isso eles então fundam sua própria empresa na indústria gamística, eis que temos a ATARI e seu primeiro console caseiro o “Home PONG”.

IMG 06 -- Atari home Pong

Mas isso é assunto para outra matéria =]

Aqui eu falei somente da história de como nasceu o vídeo game que conhecemos hoje. Na próxima matéria falarei sobre as grandes empresas que se arriscaram nesse “novo conceito de entretenimento” como a Atari, Sega, Nintendo entre outras.

Espero que tenham gostado e se eu me equivoquei em alguma informação, por  favor, comentem, isso é muito importante para o site, para mim e para você leitor que nos acompanha. Aqui é o Felipe e esse foi o On-Control!

Até a prox. o/

“Este post foi escrito pelo contribuidor Felipe.”