Desde o dia 01 de novembro de 2011, o MMORPG de super heróis da DC vem atraindo milhares de jogadores com a liberação do formato F2P, ou Free-to-Play, o nosso conhecido modo “gratuito”. Segundo dados da própria empresa SOE, responsável pelo game, em apenas uma semana foi alcançada a marca de um milhão (isso mesmo UM milhão) de novos players.
A história do game se remete a mais uma aliança entre Lex Luthor e Brainiac para tentar destruir o Homem de Aço (Superman). Compartilhando suas informações e recursos, a guerra entre eles durou anos e culminou na queda de vários heróis conhecidos, o que obrigou o homem de aço a se exilar no sol para recarregar seus poderes. Com a morte de Superman pelas mãos de Luthor, Brainiac traiu Lex e começou uma invasão contra a terra, fazendo o “ex”-vilão fugir com sobreviventes e formar um grupo de resistência contra Brainiac.
Com a ajuda de Batman, que cria um portal para o passado, ambos são atacados na Fortaleza da Solidão, e usando mais uma de suas trapaças, Luthor se aproveita da confusão e rouba Exobytes pertencentes a Brainiac e salta pelo portal. Já no Passado, o Lex do futuro entra em contato com a Liga da Justiça e explica a situação, usando das exobytes trazidas do futuro, Lex as espalha pela Terra dando poderes meta/tech/mágico para pessoas comuns e cabe aos heróis (e vilões) conhecidos a responsabilidade de treinar essas pessoas na guerra contra Brainiac que esta por vir.
O jogo em si é muito inovador se comparado com a maioria dos MMO, os combates funcionam por combos ao invés do clássico point & click, ao qual é só clicar sobre um inimigo e o personagem ataca sozinho. Sendo um ataque corporal e um ataque a distância, que quando apertados em determinada sequência desencadeia golpes mais fortes, golpes que tonteiam o inimigo ou mesmo o derrubam contra o chão (útil contra inimigos voadores). A criação de personagem possui uma grande gama de opções, mas jogadores mais perdidinhos e sem idéias, assim como eu, podem escolher a opção “inspired by” que possuem personagens pré-criados seguindo a linha de poderes e visuais de alguns heróis/vilões conhecidos, como Superman, Batman, Coringa, Mulher Gato, Lex Luthor, etc.
Ao criar um personagem um jogador escolhe além de seu visual, seu método de locomoção (Vôo, Acrobacias ou Super Velocidade), tipos de armas usadas (Duas mãos, Bastões, Artes Marcias, etc) e Poderes (Fogo, Gelo, Bugigangas, Natureza, etc), que até o momento são poucos, mas aparentemente a SOE pretende ir lançando novos com o tempo.
A versão gratuita tem algumas restrições como quantidade menor de personagens que podem ser criados, limite de dinheiro que pode ser possuído, menos espaço para itens, mas em nenhum momento isso limita a diversão do jogador, ele poderá participar de grupos, fazer as Alert Zones (missões em grupo tipo as instances de outros MMOs), Raids (missões de grupo maiores, tipo 12 pessoas) e as Arenas (as batalhas PVP ou jogador contra jogador), tudo isso para conquistar equipamentos melhores para seu personagem (incluindo armaduras muito lindas visualmente baseadas em Kripton).
E se não bastasse tudo isso, a SOE criou uma das melhores coisas existentes nesse game para quem já é conhecido dos MMOs da vida. Existem apenas dois servidores um PVE e um PVP, e qualquer pessoa pode mudar entre eles livremente bastando ir a uma das suas salas de comando de sua “facção” chamada Phase Shift, seja na Watchtower para heróis, ou na Halls of Doom para os vilões, isso a hora que quiser e quantas vezes achar necessário, um belo ponto gigante para a empresa.
Mas nem tudo são flores no mundo desse MMO, eu só encontrei um defeito nesse game e vários sofrem com isso, que é o launcher, o inicializador para entrar no game para ser mais especifico, que quase sempre dá erro (o chamado Crash) e parece só funcionar quando quer. Procurei na net uma solução, mas todas as existentes, incluindo da própria SOE, não resolveram e isso é a única coisa que me desanima nesse game, me fazendo desistir dele uma vez quando nem era gratuito ainda. Espero que com a quantidade grande de jogadores a empresa resolva esse problema ou a probabilidade dos jogadores partirem assim como eu fiz é bem grande (uma dica para quem esta tendo esse problema e muitas vezes resolve para mim é limpar o cache do navegador de internet usando o programa CCleaner).
Para aqueles que ainda assim são teimosos e querem jogar mesmo com esse probleminha que ocorre às vezes, assim como eu, saibam que vale a pena, o jogo agrada os olhos e por estar a pouco tempo no mercado e ter apenas uma “expansão” (liberando o poder dos lanternas verdes/amarelos) o limite de nível continua sendo 30, fazendo com que quem esta começando agora consiga rapidamente alcançar os jogadores antigos e aproveitar o que o jogo tem a oferecer mesmo em leveis baixos.

Outro ponto antes de concluir, se alguém gostou do game, a Editora Panini lançou no mês passado a HQ “Lendas do Universo DC Online” que conta a história do game, vale a pena dar uma conferida.
E para aqueles que curtiram o game e pretendem dar uma olhadinha, me procurem por lá! O nick do meu vilão (risada maléfica) é Necrokure, ou me adicionam no Steam pelo mesmo nick ok, boa jogatina a todos.

 

Esse artigo é uma colaboração de Necrokure.