Se você acompanha doramas e/ou animes já deve ter ouvido falar de uma lenda chinesa conhecida como a lenda do fio vermelho, que conta sobre um fio vermelho que liga duas pessoas, esta lenda é conhecida como “Hóngxiàn“, em chinês, mas foi mais popularizada por seu título em japonês “Akai Ito“.

A lenda se originou na China, e foi adotada aos poucos pelos países do leste asiático, sofrendo algumas alterações e ganhando várias versões.

Costuma-se dizer na China que todas as pessoas possuem uma corda vermelha e invisível ao olho humano amarrada ao tornozelo, em cada ponta está atada a pessoas que estão destinadas a ser amar e ficarem juntas para sempre. Acredita-se que quanto mais próximos chegamos da pessoa destinada, mais felizes ficamos, e quanto mais longe, mais infelizes ficamos.

No Japão a corda foi substituída por um fino fio vermelho, atado ao dedo mindinho ao invés do tornozelo. Foi a partir desta lenda que surgiu o “Yubikiri Genman“, o ritual de juramento, quando duas pessoas vão selar uma promessa elas entrelaçam seus dedos mindinhos e cantam:

Yubikiri genman: uso tsuitara hari sen bon nomasu yubi kitta.

A tradução seria algo como :

Se eu estiver mentindo, engolirei 1000 agulhas e cortarei o meu dedo.akai_ito_2 A origem do “Akai Ito” vem de outra lenda chinesa, a lenda do deus chinês “Yuè Xià Lǎorén” [ em chinês 月下老人], também comumente conhecido por “Yue Lao” ou “Xia Lao Yue“. Este deus é representado por um velho, e é o deus casamenteiro.akai_ito_3Abaixo está uma das várias versões que existe desta lenda, pode-se dizer que o “Akai ito” no oriente está para o conto da Alma Gêmeas pro ocidente.

A lenda

No período da dinastia Tang, existia um rapaz chamado Wei Gu que estava passando pela cidade de Songcheng. Em seu caminho ele encontra um senhor encostado sobre seu pacote, lendo um livro sob o luar.

Wei Gu vai ao encontro do senhor e o questiona sobre o que estava lendo, e o senhor responde que é um livro que contém a lista de casamentos, que mostra quem irá casar com quem, e disse que dentro do pacote, há cordas vermelhas, que ele amarra nos tornozelos, ligando o casal predestinado.

Wei Gu e o ancião caminharam juntos até o mercado, aonde se encontrava uma senhora cega carregando um bebê de aproximadamente 3 anos de idade. O ancião diz ao  garoto que aquele bebê será sua esposa no futuro. Wei Gu descrente das palavras do velho, e mandou seus servos apunhalar o bebê com uma faca.

Então passa-se quatorze anos após o incidente, e o governador de Xiangzhou, Wang Tai, deu a Wei Gu  a mão de sua filha em casamento. Wang Tai tinha dificuldade de encontra um bom partido para sua filha, mesmo com a moça sendo bela, ela possuía uma cicatriz em suas costas e também possui problema para caminhar.

Wei Gu, curioso, questiona o governador sobre o que havia acontecido com ela, então o governador responde que há quatorze anos atrás, um homem a esfaqueou num mercado, sem motivo algum. A filha do governador era o bebê do mercado que o ancião havia dito ser a futura esposa de Wei Gu.

Dez anos depois, Wei Gu teve três filhos. Ele pediu ao velho por pares ideais para seus filhos e filha, porém, o velho se recusou. Durante os anos seguintes Wei Gu procurou por pessoas adequadas à seus filhos, mas não apareceu ninguém para se casar com nenhum deles.akai_ito_1

Na cultura pop…

O conto do “Akai Ito” é muito famoso, e por isso está misturado, de forma sutil às vezes, em várias formas de produções, desde PV/MV até animes. Abaixo estão algumas das muitas referências nestas mídias.

  • Existe um dorama de 11 episódios chamado “Akai Ito” baseado em um livro, que é a história de dois  jovens que nasceram no mesmo dia 29 fevereiro, e que se encontram quando crianças em uma confeitaria, anos mais tarde se reencontram sem se reconhecerem, mal sabem eles que estão ligados por toda vida. O dorama usa como base a “Akai Ito” para explicar os encontros e desencontros dos protagonistas.akai_ito_4
  • Na abertura do dorama “Last Friends” é possível ver fios vermelhos entrelaçando os personagens.

  • No PV de “Just Be Friends” da Vocaloid, Megurine Luka, é possível observar que Luka e Boy estão ligados por um fio vermelho.

  • No primeiro encerramento de “Inuyasha: Final Act“, é possível ver na última cena que Kagome e Inuyasha estão ligados por um fio vermelho.

  • Existe uma música chamada “Akai Ito” gravada pela dupla “Kobukuro” e regravada pela atriz e cantora “Aragaki Yui“.

  • A série “TOUCH” é toda baseada na conexão que as pessoas possuem, por exemplo como alguma ação que você realiza vai afetar alguém do outro lado do mundo.akai_ito_5
  • No dorama coreano “Gentleman’s Dignity” [em coreano, 신사의 품격], os protagonistas Kim Do Jin e Seo Yi Soo se conhecem quando um fio do vestido vermelho da Yi Soo enrosca na bolsa do Do Jin.

Ir para o índice.
Ir para Lendas do oriente #1 – A lenda de Momotaro.
Ir para Lendas do oriente #3 – Zodíaco chinês.