Se comunicar por voz através de aplicações que usam a internet é um dos meios de comunicação indispensável nos últimos tempos. É muito difícil encontrar alguém que não tenha usado ou ouvido falar do Skype ou outros aplicativos afins. Mas, saindo da praia de aplicativos padrões, como o já citado Skype, Team Speak ou até mesmo o Raid Call: você já ouviu falar do Discord?
O Discord se assemelha mais ao Team Speak e o Raid Call, e, assim como estes dois, seu foco está nas conversas de voz em uma sala dentro de um servidor. O objetivo principal do aplicativo são os jogadores on-line, mas não significa que se limita só a isso.
Algumas características do Discord
Eu tenho usado esta aplicação já há alguns dias e tenho gostado muito, pois superou minhas expectativas. Para facilitar, resolvi listar algumas das características do Discord que me chamaram atenção:
- Não precisa instalar nada, pelo menos você não é obrigado a fazer isso. Você pode usá-lo apenas com o navegador. Caso deseje instalar o aplicativo em sua máquina, basta baixá-lo no site do app.
- Não precisa fazer uma conta, pelo menos você não é obrigado a fazer isso. Quando usado no navegador você precisa apenas de um nome e caso depois queira vincular uma senha e email ao nome usado, basta configurá-los em suas opções.
- Salas de textos e Salas de voz diferenciados. O Discord diferencia as salas como voz e texto, para facilitar o entendimento imagine que no servidor há as seguintes salas de texto: A, B e C e as seguintes salas de voz: X, Y e Z. Você pode entrar na sala de voz Y e entrar na sala de texto B, além de ficar trocando entre as salas de texto, que você ainda estará na sala de voz Y.
- Regulagem de volume por usuário.
- Os servidores possuem permissões que o Discord chama de Cargos. E, para cada Cargo, você pode associar permissões para realizar ações no server. Por exemplo, criar um cargo de moderador e permitir que usuários com este cargo possam expulsar outros usuários do servidor.
- Os servidores pode ter bots, que são uma espécie de plugin para adicionar recursos ao servidor. Existem muitos bots, por isso eles variam de acordo com os servidores. Os bots são um dos principais pontos que o Discord me atraiu.
- O chat é bem moderno. Seguindo as tendências atuais, ele consegue exibir imagens e gifs sem que tenha que abrir o link ou arquivo original. Você pode executar um vídeo do Youtube no chat sem ter que ir para a página do vídeo. E com ajuda dos bots é possível realizar pesquisas pelo chat, por exemplo em alguns bots existe o comando /imdb, que serve para procurar as informações de um filme no site IMDB. Ao digitar /imdb Lagoa Azul, o bot retorna no chat as informações do filme no IMDB.
- O Discord possui a função de usar uma voz sintetizada para ler algum texto digitado por você. Esta função pode ser desativada, o que implica em, caso você envie o texto para ser lido pela voz, somente que tem a opção ativada que irá escutá-la. O idioma da voz também é compatível com a linguagem do seu sistema.
- O Discord mostra o que você está jogando no momento, bem semelhante ao que a Steam já faz. E, assim como o da Steam, é possível customizar para que apareçam outras aplicações ou mesmo mudar o título da aplicação por outro texto.
- Possui versão mobile para Android e iOS.
Como faço para usar o Discord?
Basta acessar o site do aplicativo, https://discordapp.com, e apertar no botão que tem escrito “Try Discord now, it’s free”. Logo seguida será solicitado o nome que você deseja usar no aplicativo. Após ter escrito e confirmado o nome, você será redirecionado para a tela principal da aplicação. O próprio Discord, o ensinará como usá-lo, pois diversas dicas são exibidas na tela para te guiar.
Agora você precisa entrar em um servidor, ou criar um. Para poder acessar um servidor é necessário ter o link do servidor, veja a lista de servidores aqui. Aproveite para entrar no servidor do Putzilla e interagir conosco e com outros leitores e ouvintes. Nosso link: https://discord.gg/0tSSzHNl8UeGVAjK