Y~~o o/ como vão vocês, meus leitores? Para a surpresa de muitos e a alegria de tantos outros, também estou eu aqui, “D.”, trazendo o primeiro “Eu Fui” de 2013! Aconteceu nos dias 26 e 27/janeiro o primeiro Hypecon evento voltado a cultura “pop-oriental” no SESC Água Verde em Curitiba-PR.

01 1º DIA: começamos com o valor do Ingresso: R$ 10,00 por dia. Valor esse, já correspondente à meia-entrada, ou seja, todos os visitantes tem desconto no evento. Também recebíamos as tradicionais fitas de identificação – aquelas que são presas ao pulso – assim fornecendo, a qualquer momento, liberdade de sair e voltar ao evento. Andando um pouco pelo evento notei os stands, cosplayers e as salas temáticas! Irei começar citando as salas e as atrações de palco no primeiro dia, após a entrada tínhamos a primeira sala a da Boardgames representando jogos de tabuleiro modernos, organizado pelo pessoal da Meeple House, em seguida tínhamos uma sala um tanto que curiosa… A sala dos Curitibronies (bronies de Curitiba) sinceramente nunca nos eventos que frequentei vi algo parecido, então vou explicar um pouco sobre ela mandando um Ctrl+C/V da página oficial da Hypecon.

My Little Pony: Friendship is Magic é a série animada da quarta geração da franquia My Little Pony (isso mesmo galera: My Little Pony). Lançada em outubro de 2010 como série inaugural do canal The Hub, a série infantil adquiriu uma grande comunidade de fãs na internet, normalmente muito além do público-alvo original, graças à qualidade de seus roteiros, personagens, canções e animação. Assim surgiram os bronies (bro + pony = brony), fãs de diversas idades que tentam tornar a internet um lugar mais divertido e com mais cores pastel. Os Curitibronies (bronies de Curitiba) são o grupo de apreciadores de pôneis da cidade e trazem à Hypecon a magia da amizade.

03 Na sala passava episódios da serie, AMV’s, jogos, documentários, e tudo que envolvia a série. Seguindo em frente e subido alguns degraus tínhamos a sala de K-pop (cultura coreana em alta) organizada pelo grupo “Check it Out”, este, um dos grandes grupos cover do país no gênero. Envolvendo shows de dança e workshops, esta era uma das salas que nunca parava vazia. O evento também contava com uma praça de alimentação com preços bem convidativos, mas o que me chamou a atenção foi que os organizadores liberaram a entrada de comida/lanches trazidos de fora do evento contanto que ninguém levasse bebidas alcoólicas ou refrigerantes pet que ultrapassassem a quantidade de 1 litro.

10 Adiante tínhamos o Animekê seguido de Matsuri Dance e apresentação K-pop no palco principal que contava com um bom sistema de som, luzes e alguns apresentadores que deixaram o evento bem animado. Continuando com as salas temáticas tínhamos também a equipe do World Walkers com os clássicos RPG’s!! E por último a sala de games, à qual eu estou arrependido de não ter comparecido. Eu perdi o torneio de Tekken pois estava ocupado diligentemente tirando fotos e cobrindo o evento para fazer esta matéria que escrevo a vocês, meus preciosos leitores s2. Mentira, eu passei lá uma vez no 1º dia e vi que só tinha games baseados em Street Figther, nos quais eu não sou bom, então resolvi nem perguntar sobre Tekken com medo do pessoal ficar irritado pois ninguém ali ao meu ver gostava da série xD. Enfim, desabafos à parte, a sala era dirigida pelo time do “Treta Championship” (do qual nós do On-sekai fizemos uma matéria sobre o evento deles aqui em ctba [Clique aqui para ver]), que faziam sua parte realizando torneios e dando premiações para os 3 primeiros colocados dos seguintes games: Super Street Figther IV Ultimate Marvel Vs CAPCOM 3 Tekken Tag Tournament 2 (só fiquei sabendo quando o evento acabou ¬¬) Voltando ao palco rolava o Anime Quiz, seguido da palestra do dublador Elcio Sodré, a voz por trás de personagens como Shiryu de Dragão, em Cavaleiros do Zodíaco, e Pilaf, em Dragon Ball. Lá ele explicou muito sobre o ramo da dublagem e de sua carreira.

09 Mais tarde rolou mais Matsuri Dance e apresentação de K-pop. Logo após, o show do Grupo New Agee agitou o término do que foi o 1º dia do Hypecon!

2º DIA: além dos já esperados Animekês e Matsuri Dance, também rolou a clássica apresentação do grupo instrumental Multiplayers, sempre tocando músicas de games, animes, séries e filmes com instrumentos clássicos.

Logo em seguida é chegada a hora do Concurso Cosplay com premiações como, por exemplo: ingressos para o próximo Shinobi Spirit, vários prêmios em dinheiro e outros tantos em mercadorias dos parceiros do evento. Após os desfiles (nos quais 50% das pessoas erravam os “x” marcados no chão) e das apresentações individuais e de grupo – enquanto os jurados decidiam as notas dos participantes – rolou na sala de games as finais dos torneios (ç.ç)

1312
 

15

Após os resultados dos games, enfim, houve a premiação dos cosplayers! O Hypecon seguiu com o show da banda The Black Heaven que encerrou o evento! É basicamente isso, quero deixar minha admiração pela grande presença dos stands, que trouxeram alguns materiais diferenciados, pelo evento e pela Hyperion Corp., responsável pela organização e administração do mesmo. Por mim, estão de parabéns e que continuem crescendo e realizando cada vez mais e maiores eventos para a divulgação da cultura oriental em geral. Bem, para aqueles que chegaram/leram até aqui deixo um spoiler: tem mais “Eu Fui” na próxima semana, e a estréia das matérias sobre games. =D É isso, o pessoal do On-sekai não para! Tudo para deixar vocês sempre atualizados e com um conhecimento cada vez maior sobre o outro lado do mundo – e não esqueçam de comentar, OK? Eu sou D. e este foi o “Eu Fui” do “Hypecon”, até a próxima o/

“Este post foi escrito pelo contribuidor Felipe.”