Estava eu, de boa na lagoa, quando resolvi ouvir os meus Cds de Jazz, blues e Soul.

E música vem, música vai, chegou a hora de ouvir Etta James.

Eu já havia ouvido aquele CD muitas vezes, mas de repente algo me chamou atenção: eu encontrei a música “Something’s Got A Hold on Me“. (ouçam a música para entenderem).

 

OMG, como eu não tinha percebido isso antes… Aquela música famosa do Flo Rida, que aquece as pistas, que foi usada no trailer de Detona Ralph , na verdade é um remix de uma música da grande Diva Etta James. (ouça o remix)

 

 

Então, já que me lembrei que ela (a cantora) existe, vamos falar sobre.

A Srta. James foi uma cantora que serve de referência até hoje, muitos dos artistas do meio musical se baseiam em seu estilo vocal e em suas músicas. james_etta_lovesongs_101bEla foi uma seduzente e excelente cantora, mas com um histórico de vida triste. Se você acha que ser filha de uma mãe adolescente (16 anos), e ainda por cima ter um pai branco, que nunca te reconheceu, bem no auge do racismo nos EUA  no fim dos anos 30, é pouca tragédia. Vamos acrescentar a isso problemas com álcool, drogas e obesidade, além de uma vida amorosa de merda (todos chora com a história da Miss Peaches, apelido da Etta T-T ). Uma das suas marcas eram os cabelos loiros, usados por ela para tentar ressaltar o fato de não ter apenas descendência negra, e que escondiam também a amargura pela falta do pai.

But… a vida é assim, sem sofrimento não se faz música boa XD (-not).

Well, well, well, infelizmente, como vocês já devem ter concluído, ela morreu, mas foi recentemente, em janeiro do ano passado (20/01/2012 cinco dias antes do aniversário). Mas a música dela ficou, para nossa alegria.

Quando eu penso nela eu também me lembro de um filme, não tão bom, mas com uma trilha sonora maravilhosa: Cadillac Records.

chess_recordsO filme conta a história da Chess Records, uma gravadora que apresentou ao mundo músicos que literalmente mudaram e influenciaram a maioria das músicas e artistas que existem hoje, como por exemplo Chuck Berry. Eu gostei muito do filme, não só pela história em si, mas pelas músicas e ambientação e figurino.

No filme a Beyonce (linda-gostosa-maravilhosa-quero-ser-ela) faz o papel da Etta, e canta um de seus maiores sucessos, “At Last, que é a música principal da trilha do filme.

Vale a pena assistir. Fiquem com o trailer e OUÇAM ETTA JAMES.

 

Esse artigo é uma colaboração de LivCat.