Você talvez nunca tenha lido o “Conto de Natal” de Charles Dickens, mas já deve ter ouvi a história dos 3 fantasmas do natal que vem visitar um velho ranzinza na noite de Natal, não é mesmo? Pois é, ela é baseada em uma livro cujo autor nem esperava que fosse ficar famoso, já que ele tinha escrito o conto só para se livrar de algumas dividas, uma história sem nenhuma pretensão de ser algo memorável, mas acabou virando sinônimo de Natal e com isso veio várias adaptações. Vou listar aqui algumas que eu achei dignas de nota.

O natal do Mickey Mouse

mickey conto de natal

Esse provavelmente muitos de vocês assistiram na infância. Eu até pensava que o material original era esse desenho, pois é muito bem executado. Nesse curta, vemos Tio Patinhas, que já era inspirado do personagem do livro original, mas aqui ele realmente encanou o papel do Scrooge.

Doctor Who

doctor who especial de natal de 2010 - conto de natal

Até para ficção científica o conto foi adaptado. No melhor especial de natal da série, na minha humilde opinião, o Doutor encontra um velho ranzinza que teve um péssimo passado e assim o doutor volta no tempo e através de uma filmagem, ele mostra para o velho como era o passado dele, como é o presente e como vai ser o futuro, isto é, nada que um cara que tenha uma máquina no tempo não possa fazer. Sim, você pode assistir esse especial sem conhecer a série e é um excelente modo de ser apresentado a figura do Doutor.

Os fantasmas de Scrooge

os fantasmas de scrooge - conto de natal

Nessa adaptação, Jim Carrey faz uns 4 papéis, atuando como o próprio personagem principal e como os 3 fantasmas. Esse longa usa uma técnica diferente de captura de movimentos de atores e nem tudo ficou bom (ainda acho que o Robert Zemeckis deveria voltar para), mas foi uma boa adaptação.

Aqua Teen

Aqua teen - fantasma do natal passado - conto de natal

Lembrando que a versão que vale é a dublada sem censura. Esse episódio, além de ser muito viajado, colocando um robô como fantasma no natal passado, zoando totalmente o conto original, ainda mostra como que uma dublagem que melhorar e muito o material original. Esse com certeza é o melhor episódio da série e uma pena que o cartoon proibiu a equipe de continuar esse excelente trabalho (depois reclamaram do bloco Adult Swin ser cancelado).

Batman – Noel

Batman Noel - capa

Fazendo a pesquisa para essa matéria, eu encontrei informações sobre esse quadrinho e achei inicialmente uma das maiores forçações de barra querer adaptar o conto de natal em uma história do Batman, mas, mesmo assim, resolvi dar uma conferida e ele me surpreendeu por ser algo realmente bom. Os elementos fantásticos da história original são adaptados com maestria e fazem muito bem de trazer algo novo combinando coisas que já conhecemos. É muito bem escrito e desenhado também, ficando evidente que foi algo feito com esmero.

 

Bom, esses foram os que eu lembrei. Coloquem ai nos comentários outras adaptações legais que vocês lembram desse excelente conto e feliz natal para todo mundo.