Hoje é sexta feira, dia de música no site do Lag.

Eu ia recomendar algo bom para vocês…

Mas resolvi jogar vocês na realidade. Então vou mostrar o que a população desse país está ouvindo… ou sendo forçada a ouvir.

Alguém já ouviu falar de Chart musical???

Chart musical é um ranking das músicas mais tocadas. Eu encontrei um chart brasileiro.

E ele reacendeu em mim uma velha discussão: Você ouve o que você quer ou o que os outros querem que você ouça?

Esses rankings musicais são feitos com base nas músicas mais tocadas nas rádios FM, que são as mais populares. Não sei se o amigo internauta sabe, mas nos primórdios, as rádios FM não tinha essa torrente de propagandas como têm agora, as propagandas estavam mais concentradas nas rádios AM. Hoje a coisa inverteu, principalmente por que todos querem anunciar onde seus ouvintes estão conectados (fikdik).

Mas o fato de rádios FM serem as mais ouvidas, não quer dizer que as AM deixaram de existir. E aí temos o nosso primeiro problema, os rankings se baseiam somente nas FM, e elas não representam todos os ouvintes.

O segundo  problema é que na rádio apenas 10% ou menos da programação são de programas onde os ouvintes escolhem a música. A outra parte são programas já gravados, onde os radialistas tocam o que eles acham melhor segundo o estilo do programa (pagode, funk, clássicos, anos 70, sertanejo, etc.). E nisso temos a velha questão: gravadoras pagam para as músicas de seus artista serem tocadas??? (eu acho que sim, e no meio musical todos afirmam que é assim).

E tem outra coisa, se você só toca meia duzia de músicas, é claro que elas vão ser a preferidas, simplesmente por que não tem outras músicas para serem ouvidas. Como você decide que música é boa ou não se você não tem escolha?

Eu não escuto rádio, mas houve um tempo que eu ouvia no serviço, e foi no tempo em que Someone like you da Adele tocava 3 vezes em menos de 2 horas. Sabe por que? Por que era trilha da  novela das 8 – que passa às 9 . (olá haters eu amo a Adele, bj pra recalque).

Quantas pessoas buscam algo para ouvir?

Bom, na minha opinião elas aceitam algo para ouvir. E isso é, pasmem, NORMAL! (mamãe passou açúcar em mim).

Ou seja (cerveja), não dá para confiar em charts musicais.

Então vamos lá, eu prometi o chart, e vocês o terão, mas sem vídeos e áudios:

Top 10 das mais tocadas nas FM essa semana no Brasil:

chart-16-março

Quantas gravadoras tem aí nesse top 10?

Eu respondo: Sony|BMG, Universal, Warner, e Som Livre = 4.

Dúvidas e Perguntas?

Então isso encerra nosso encontro da semana. E me despeço deixando com você o nome do DVD musical mais comprado, e esse eu acho justo, por que tenho primos pequenos, então sei que essa posição é verdadeira:

top-dvd

 

Fonte

 

Esse artigo é uma colaboração de LivCat.