Quando você assiste um anime, série ou CG de Game, já pensou em colocar aquela música que marca você? Talvez uma cena de batalha com aquele som de System of a Down, Metallica ou Iron Maiden. Ou talvez uma cena engraçada com Offspring ou Lady Gaga? Quem sabe uma triste utilizando uma bela música clássica de Vivaldi ou Bach?

Que a música faz parte da alma do ser humano é quase certo e foi assim que fãs de anime pensaram quando viram cenas que poderiam gerar “vídeo clipes” com sua música anime e animes favoritos. Assim nasceram os AMVS ou Anime Music Videos.

Os Amv’s são vídeos produzidos em programas de edição de vídeos unindo música a cenas de um ou mais animes e são feito unicamente por fãs não tendo qualquer relação com a empresa distribuidora do anime. Atualmente existem também os GMV que são Game Music Videos, ou os clipes de séries também com músicas. Não se sabe ao certo quando isso começou, mas a chegada da Internet e a troca de informações foi o grande responsável pelo nascimento dessa moda que se popularizou fácil formando uma das maiores comunidades virtuais de amv: http://www.animemusicvideos.org.
O site reúne amv makers ou amv editor (nome dado para quem faz AMV) e um banco de dados com muitos amvs. Além disso, o Youtube é o grande responsável hoje pela exibição de amv.

Em muitos eventos há ainda os contests (desafios) onde é jogado um tema em que makers devem fazer um amv: ex: amv de terror.
Na internet também rolam contests e muitos deles inclusive com premiação.

Como fazer?

Para fazer o AMV você precisa antes de tudo de um programa de edição de vídeo. Existem vários como o Windows Movie Maker nativo do Sistema Windows, mas os que são mais falados e queridos são Adobe Premiere e Sony Vegas, e há vários outros inclusive free como o video pad.
Precisa também do anime, série ou CG em vídeo num formato compatível (há quem prefira as Raws que são os animes sem legenda) e da música que quer utilizar. Depois disso, um bom ouvido e bom tino para sincronizar áudio e vídeo de forma a formar o videoclipe.


Há quem faça ainda os Slideshows: amv’s feito com fotos e músicas. No próprio site do Anime Music Videos você encontra muito material além de vídeos no youtube. Existem os estúdios que são várias pessoas que se juntam como um grupo para fazer amv. Vários deles estão espalhados pela net e um pelo qual nos apaixonamos foi o Next Level Studios.
O pessoal tem inclusive um projeto bem legal chamado MEP: Multiple editor project em que vários artistas se juntam para formar uma historia contada em amvs. Além disso, estão com tutoriais e fan page. Vale a pena conferir o trabalho deles acessando: http://www.nlstudio.com.br/

Chega de papo e prepare-se, isso é AMV – GMV e Series Clipes

Naruto

Bleach

One Piece

Mix

Game

Seriado

E se você curte, sempre há tempo de começar. Aqui no Coletivo mesmo, não só são apaixonadas, como arriscaram fazer amv e não pretendem parar por ai.
Curtiu? Então comente! Se tem amv, compartilhe conosco, quem sabe mais pra frente não tem um cantinho especial aqui pra essa arte? Só depende de você

Referência

http://www.animemusicvideos.org