“Amanhã Você Vai Entender” é surpreendente. Um livro que a princípio parece simples e até bobo, mas que se mostra um delicioso mistério, cheio de reviravoltas.

Miranda, a personagem principal, está muita chateada com seu melhor amigo, Sal. Depois de apanhar, sem motivo algum, de um garoto na rua, Sal simplesmente se afastou dela. Agora, ele vive jogando basquete, não quer mais almoçar com ela e nem voltar com ela para o prédio em que moram. Então, Miranda tem que passar sozinha por Pin (abreviação de ‘pinel’), o maluco da esquina, que sempre resmunga baixinho “livrossaco, bolsossapato”, e às vezes dá gargalhadas um tanto quanto assustadoras. Era fácil fingir que ele não existia quando estava com Sal, mas agora Miranda teria que passar por ele sozinha.

Então, coisas mais estranhas ainda começam a acontecer. A chave reserva de sua casa que a mãe escondia na mangueira de incêndio simplesmente some. Depois, um bilhete muito estranho aparece, onde se lê:

“M:
Isso é difícil. Mais difícil do que imaginei, mesmo com sua ajuda. Mas tenho treinado, e a preparação vai bem. Estou vindo para salvar a vida de seu amigo, e a minha.
Peço dois favores.
Primeiro, você precisa me escrever uma carta.
Segundo, por favor, lembre-se de mencionar onde fica a chave de sua casa.
Essa é uma viagem difícil. Não serei eu mesmo quando encontrar você.”

É claro que isso deixa Miranda e sua mãe apavoradas, a ponto de trocarem as fechaduras e tudo o mais.

Outros bilhetes aparecem; outros fatos misteriosos acontecem. Miranda faz novos amigos e, uma surpresa para ela mesma, tem até algumas conversas com o garoto que bateu em Sal! Ela arruma um trabalho na lanchonete perto da escola. Coisas acontecem. Coisas comuns. Um pouco estranhas, mas, ainda assim, comuns. Ou, pelo menos, Miranda pensa que são comuns…

E, quando você menos espera, uma história que parecia apenas um relato de acontecimentos na vida de uma garota se torna um mistério fantástico, com um final inesperado.

rebecca-stead

Rebecca Stead, autora também de “First Light – Dois mundos, um segredo”, realmente me surpreendeu com este livro. Adoro os títulos dos capítulos, a grande maioria começando com “Coisas Que…”; a escrita é leve, a leitura é fluida. Miranda está sempre se dirigindo a alguém, como se escrevesse uma carta – apesar de, durante a narrativa, afirmar várias vezes que não sabe se escreverá a tal carta pedida no primeiro bilhete. Um dos livros que mais recomendo!

Amanhã Você Vai Entender

Rebecca Stead
Editora Intrínseca
222 páginas
R$ 24,90