Os gamers nostálgicos devem ter se lembrado dos grandes vídeo games que marcaram a era de 8 bits: o Nintendo Entreteniment System (Nes ou carinhosamente chamado de Nintendinho) e o sucesso da SEGA, o Master System. As imagens desses vídeo games eram feitas em pixel art. O pixel art é uma forma de arte digital na qual as imagens são editadas a nível de pixels. É criada pintando-se individualmente cada pixel em programas de edição de imagens raster (como o Microsoft Paint ou o Photoshop).

Entendendo os pixels

As primeiras experiências gráficas realizadas em computador consistiram em construções à base de uma quadrícula em que cada espaço podia ter os valores “cheio” ou “vazio”, tal como uma grelha de palavras cruzadas. Daqui nasceu o termo bitmap (mapa de bits) porque a descrição de cada “espaço” se obtinha mediante um único bit, cujos valores 0 ou 1 representavam as duas cores possíveis (fundo e “tinta”), e a imagem total consistia numa sucessão de bits. O termo bitmap tornou-se sinônimo de imagem codificada por pixels, apesar de rapidamente se ter revelado necessário muito mais do que apenas um bit para representar cada pixel, quando se introduziu a possibilidade de o cheio apresentar várias cores. Se pretendermos, por exemplo, trabalhar com 4 cores então são necessários 2 bits para descrever cada pixel (00, 01, 10, 11). Com 8 bits por pixel consegue-se referenciar 256 tonalidades diferentes. Uma imagem de 8bits logo mostra feias descontinuidades de tons, a de 16 bits resiste muito mais já que é formada por uma gama muito maior de tonalidades.

Nos últimos anos o pixel art teve uma crescente amostra na mídia, por meio de várias empresas que utilizavam o sistema para se mostrarem modernas. Apesar desse excesso de trabalhos assim na mídia, continua sendo um trabalho impressionante, e para mostrar isso o artista Markus de Estocolmo, Suécia – conhecido na web como Junkboy resolveu pegar grandes sucessos dos games atuais e retratá-los como os vídeo games de 8 bits. confira abaixo como os clássicos ficariam:

Site do artista: http://jnkboy.deviantart.com/ e http://www.pixeljoint.com/p/7065.htm

Entendeu? Curtiu? Então deixe sua opinião, ela é muito importante =]