Os amigurumis são bichos de pelúcia feitos em crochê. De origem japonesa, esses bichinhos assim foram nomeados com base nas palavras “ami”, relativo a algo feito de crochê ou tricô, e “nuigurumi”, coisas de boneca .

 

Certamente você já viu alguém crochetando e/ou tricotando durante a sua vida, provavelmente sua mãe, tia ou avó, já que o costume de costurar crochetar foi por muito tempo associado às tarefas femininas.

Eles lembram em muito os chibis, figuras que comumente aparecem nos mangás e animes e que tem traços bem característicos: com cabeça muito grande e tronco e membros pequenos, e traçados simples, que os tornam fofinhos.

Chibi da Hirasawa Yui, de K-On

A data de quando surgiram não é precisa, mas acredita-se que no começo dos anos 2000 os amigurumis apareceram pela internet e se popularizaram. Eles representam principalmente animais, mas hoje em dia é fácil encontrar bonecos com referências à cultura nerd e pop.

Mas como fazer um amigurumi?

Na internet existem muitos tutoriais para todos os níveis de conhecimento. Se você nunca crochetou e/ou tricotou em toda sua vida, pode começar fazendo o seu amigurumi.

Eles são tecnicamente simples, pois são feitos basicamente com “pontos baixos” (crochê) ou “laço mágico” (tricô).

Eu, Bibs, não sei tricotar, então qualquer coisa nessa área parece ser muito difícil para mim. Mas crochê, por usar apenas uma agulha, me parece mais simples para quem começar – e é muito mais fácil de encontrar receitas de crochê para amigurumis.

Então, segue minhas dicas para o crochê.

Quais as ferramentas e materiais necessários para fazer o meu amigurumi?

-Lã mediana, nas cores que você preferir.

– Agulha, de 2,5mm a 4mm.

– Manta acrílica, para “rechear”.

Ambos são encontráveis em armarinhos.

Abaixo tem dois links de uma vídeo-aula muito boa, do site Aprendendo Crochê, em que é ensinado o passo a passo de um peso de porta de coruja. Aprendendo os pontos e treinando com o vídeo, você pode se aventurar a fazer vários amigurumis diferentes.

Parte 1

Parte 2

 

Mais links com dicas e receitas:

-Como fazer esferas perfeitas http://deboracroche.blogspot.com.br/2012/07/amigurumis-como-fazer-esferas-perfeitas.html

-Devido a grande maioria das receitas estão em inglês, confiram essa tabela com a tradução de siglas e termos: http://comofaz.net/2009/07/traduzindo-receitas-de-croche-atualizado/

-Amigurumis de personagens da ficção científica: http://greatamigurumi.blogspot.com.br/search/label/Science%20Fiction

-Nerdigurumi: http://nerdigurumi.com

– Receitas grátis e com classificação para iniciantes, níveis fácil, intermediário e experiente: http://nerdigurumi.com/nerdigurumi-amigurumi-pattern-index.html

There are no comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *