The binding of Isaac é talvez um dos jogos mais controversos que já vi. Além de sua violência, ele ainda trata assuntos como fanatismo religioso e satanismo, porém tudo de forma humorística, em um game extremamente polido nos quesitos de game design.

Issac é um garoto sem sorte. Ele vivia pacatamente com a sua mãe até que um dia “Deus” resolveu falar com ela, exigindo provas de fé cada vez mais bizarras, sendo que seu filho Issac que iria sofrer as consequências. Não demorou muito e “Deus” pediu para que ela assassinasse o seu próprio filho, forçando Issac a fugir para o porão e lá encontrando várias coisas bizarras, como possíveis fetos abortados de sua mãe. Se essa trama por si só não fosse polêmica o suficiente, ela é baseada em um dos trechos da própria bíblia.

The Binding of Isaac 002

Sendo dos mesmos criadores de Super Meat Boy, a arte de The binding of Isaac é bastante parecida com o sucesso anterior e todos os outros jogos que eles fizeram, mesclando de forma bizarra o bonitinho com o mais violento gore, entretanto as semelhanças param por ai, pois em The binding of Isaac é um jogo tipo “rogue-like”, no qual quando você morre, perde tudo que conquistou e terá que jogar do zero. Isso pode parecer frustrante, mas como você consegue tudo rapidamente e em cada jogada é normal que o jogador conheça cada vez mais as artimanhas do jogo, acaba sendo uma experiência viciante e única.

The Binding of Isaac 004

Os estilos de cenário fazem referência a série The Legend of Zelda, porém Issac não ataca com espada e arco, mas sim com as suas próprias lágrimas. Como os comandos “A,S,D e F” o personagem movimenta e com as setas você aponta para onde deve soltar as lágrimas. Nos níveis mais difíceis, o jogo lembra um daquele Shoot’em ups de navinha, no qual tem um monte de inimigos na tela e você tem que desviar deles e atirar. Saber mais sobre o jogo é uma vantagem importantíssima que só os jogadores que morreram bastante terão, pois existem uma infinidade de itens para serem usados e alguns deles podem causar desvantagens no lugar de deixar o jogo mais fácil, porém não adianta decorar cenários, pois eles são gerados aleatoriamente.

The binding od Issac é um jogo difícil, indicado mais para aqueles jogadores que buscam um desafio daqueles que o game só te deixa progredir depois que você já estiver dominando tudo. Um jogo controverso que apenas desenvolvedores independentes teriam coragem de oferecer, fazendo com que a polêmica em torno dos jogos como GTA parecerem brincadeiras de criança.

The Binding of Isaac 005