Recentemente assistí a um video do TEDTalks entitulado “O Jogo que pode lhe dar 10 anos a mais de vida” por Jane McGonigal (link no final do artigo). Nele a autora, que é Game Designer e pesquisadora no ramo de games, discorre sobre um sistema criado para que as pessoas superassem dificuldades, sobretudo as de saúde, estruturado como se fosse um jogo. Ele contém coisas como conquistas (achievements), power-ups e aliados recrutáveis – tudo em prol de uma melhor qualidade de vida e vencer o objetivo. Que objetivo? Você que define: lidar com o câncer, superar a depressão, conseguir atravessar um momento difícil ou simplesmente se tornar mais feliz. Esse jogo se chama SuperBetter.

Jane McGonidalA idéia do jogo veio de uma experiência pessoal de Jane: ao sofrer uma concussão na cabeça, partes do seu cérebro sofreram um dano suficiente para que a fizesse ter dores de cabeça sempre que lesse, pensasse demais, jogasse video-games, bebêsse, se exercitasse…  ou seja, ela não podia fazer praticamente nada. Os dias foram passando nessa situação insuportável até que chegaram os pensamentos suicidas. Foi quando ela teve que criar algo novo nessa equação, ou o resultado seria previsível e nefasto demais.

Jane então criou um sistema de recuperação onde os passos fossem como nos jogos. Isso fez ela encarar a recuperação de uma maneira diferente, mais divertida e animadora, onde ela teria conquistas a fazer, missões a concluir e, com isso, conquistaria uma série de bonificações. Após sua recuperação Jane fez intensas pesquisas para fundamentar a sua experiência, estruturou o sistema e disponibilizou-o para outras pessoas com o nome de SuperBetter.

Todo desafio tem cinco passos:

Recrutar aliados para te ajudar na missão é o primeiro  e talvez mais importante deles. Precisamos de ajuda para praticamente tudo nas nossas vidas, ainda mais quando o assunto é tão sério quanto a recuperação em uma fase difícil. Sabemos que é normal termos vergonha ou achar que os outros vão ter dó da gente, mas pedir ajuda “para passar uma missão” é uma outra história!! Afinal de contas, jogar no cooperativo quase sempre é mais divertido do que sozinho ou sozinha!!

As missões são então os passos simples que devem ser feitos para a melhora, mas que são difíceis de serem feitos sozinhos. Para um paciente de câncer, por exemplo, seria ter coragem para ir até a sessão de rádio ou quimioterapia, tomar os remédios e conseguir lidar com as dificuldades diárias impostas pela condição.

Bahamut contra Cloud: uma das cenas mais emocionantes sobre a necessidade de termos companheiros para nos apoiar. (Final Fantasy: Advent Children, 2005)

Bahamut contra Cloud: uma das cenas mais emocionantes que fala sobre a necessidade de termos companheiros para nos apoiar. (Final Fantasy: Advent Children, 2005)

Conseguindo fazer isso temos os power-ups, que são pequenas bonificações que antes estariam completamente fora de cogitação. Para quem não pode fazer exercício físico seria uma caminhada ao redor da quadra ou brincar com um cachorro, enquanto para quem está submetido a uma dieta restrita seria poder comer algo que seja mais gostoso!! Pode-se colocar também objetivos futuros, que vão se tornar grandes bonificações e objetivos intermediários: poder andar três quadras um dia, ou voltar a comer normalmente.

Mas nem tudo é rosas – também existem os caras maus. Obstáculos devem ser superados sempre, utilizando de todo o apoio de seus aliados e gastando a energia acumulada pelos power-ups. Só conseguindo passar pelos inimigos para avançar até a próxima fase!!

Passando de fase novos desafios aparecem, como seria de se esperar. O mais importante é perceber que você se fortaleceu durante essa que foi superada, permitindo melhor preparamento para os desafios seguintes!!

scott pilgrim

Tipo isso!! (Scott Pilgrim)

Por último, acho importante ressaltar que você não precisa estar na bad para aproveitar das qualidades do SuperBetter. Podemos usar do sistema para simplesmente termos uma vida mais saudável e feliz, usando dos quatro atributos basilares desenvolvidos pelo programa: Força Física, Emocional, Mental e Social.

Mas isso vou deixar pra vocês aprenderem assistindo ao vídeo: ela é uma apresentadora sensacional e ensina isso de uma maneira genial!! Recomendo tirarem dezoito minutinhos do seu dia para assitir, aí vai o link:
Jane McDonigal: The game that can give you extra 10 years of life.

Quem quiser participar do programa SuperBetter é só se inscrever e começar!! O site é o seguinte:
https://www.superbetter.com/