Alguns fatos ficam gravados para sempre na nossa memória por serem associados a acontecimentos importantes. Ninguém sabe onde estava em um dia aleatório do passado, mas lembramos com exatidão o dia do ataque as torres gêmeas, por exemplo. A primeira vez que ouvi Red Hot Chili Pepers foi um desses fatos que eu não consigo esquecer, pois marcou profundamente na minha memória, mas diferente de um ataque terrorista, ouvir pela primeira vez o cd Californication é algo que deixa marcas em qualquer desaviado, pois é um som diferente, que a primeira vista você não sabe se gosta, mas ele penetra na sua cabeça de formas diferentes de outras músicas, como se atingisse a parte da imaginação do cérebro, te transportando imediatamente para um lugar imaginário naquele momento. Não é atoa que chamam o estilo da banda de “rock psicodélico”.

Os clipes da Red Hot também costumam ser bastante viajados, transmitindo bem a ideia das músicas. Particularmente adoro o clipe do Californication, pois além da música ser muito boa, o clipe mostra cenas de uma espécie de jogo da banda, que não existe de verdade, mas eu sempre quis jogar. Já o clipe By the Way mostra um taxista totalmente figura, sequestrando um dos integrantes da banda. Ainda existem os shows em vídeo, como o do Red Hot Chili Peppers no Brasil em 2001 no Rock in Rio, que veio coincidentemente logo depois da explosão do sucesso de Californication, o disco que levou a banda ao estrelato. Não sei quanto a vocês, mas shows no nosso país me parecem muito mais animados por causa da plateia que transparece uma empolgação e até assisti-lo em vídeo não deixa de ser um bom entretenimento.

Uma das características do Red Hot é o baixo bem destacado na música, algo um tanto raro em bandas de rock. Tá certo que a guitarra e os outros instrumentos não deixam de marcar a sua presença, mas até as pessoas que normalmente não consegue ouvir o baixo em uma música, vão conseguir ouvir nas composições do Red Hot e não é algo gratuito, pois é justamente o instrumento que mais mexe com o cérebro de quem está ouvindo.

Red-Hot-Chili-Peppers 001

Tem um pessoal que diz que a banda está decaindo, mas eu não consigo concordar com isso depois de ouvir o último cd da banda “Im with you”, um álbum fantástico que sempre ouço do começo ao fim sem pular nenhuma faixa, mas um novo cd da banda vem por ai, acompanhado de uma nova turnê que passará pelo Brasil, inclusive já tem ingressos a venda no Ticketbis e recomendo que se você quer ir nesse show, não vacile, pois se demorar para comprar o ingresso vai se arrepender muito. Falo isso porque até hoje eu lembro do show dos Scorpions em Goiânia que eu NÃO fui.

Enfim, espero que tenha ficado claro que Red Hot Chili Peppers é uma banda que já definiu e ainda define conceitos, sendo um total desvio de caráter nunca ter ouvido nada desses caras.