Houve uma época que rpg em videogame era sinônimo de Japão. Com seus personagens de cabelos esquisitos, mecânica de turnos e ambiente medieval, os chamados JRPGs tiveram a sua era, mas caíram bastante no final geração do playstation 1 e apesar de títulos que chamam a atenção da critica e dos jogadores, como Persona 3 e 4, é notável que esse estilo não tem a mesma força. Tentando atender essa demanda de novos jrpgs que fossem tão bons quanto os antigos, foi criado o Project Phoenix.

O que é?

Como o nome, que é baseado em uma ave lendária que renasce das cinzas, já diz, o Project Phoenix visa trazer um novo jrpg com a pegada dos antigos, prometendo ressuscitar o estilo de jogo que parecia caminhar para a extinção. É o kickstarter, um modelo de vendas que apresenta o projeto e as pessoas decidem se querem colocar dinheiro nele ou não, sendo que os próprios consumidores escolhem o que vai para frente, no lugar uma empresa grande, que muitas vezes pode não acreditar em projetos mais audaciosos.

Project-Phoenix-001

 Quem está envolvido?

Nobuo Uematsu, o compositor da série Final Fantasy e de outros rpgs como Chrono Trigger, é um dos grandes nomes no projeto, mas a equipe é cheia de gente que já participou de outros jogos como Valkyrie Profile, Assassin’s Creed 2, World of Warcraft e Skyrim. Tem até pessoas que participaram na produção de filmes como Senhor dos Anéis e o último filme do Wolverine.

Por que devo acreditar nesse projeto?

As pessoas envolvidas nesse jogo são praticamente o time dos sonhos. É tanta gente talentosa junta me faz acreditar que pode sair algo excelente.

Por que não devo acreditar nesse projeto?

Infelizmente os motivos para não acreditar são muito maiores:

Os Jrpgs não ficaram impopulares sem motivo – Muitas pessoas esquecem a razão de terem parado de jogar jrpgs, mas o motivo não foi simplesmente porque a qualidade da história piorou, mas sim porque eles não acompanharam a evolução desse gênero. Muitos títulos cultuados do Playstation 1 eram básicos, fazendo aquele esquema de rpg de turno desde da época do nintendo 8 bits, inovando muito pouco. A história deles começou a cansar, cheia de personagens e universos muito parecidos com títulos anteriores. Você pegar tudo isso que não dá mais certo e tenta fazer com mais dinheiro e uma boa equipe, não é garantia nenhuma de sucesso.

– Equipe separada pelo mundo – Esse é o maior problema em desenvolvimento de qualquer coisa via internet: Você não está lá para cobrar do cara para ele entregar o que foi pedido. Organizar essa equipe que vai trabalhar fazendo freelancer para o projeto é uma tarefa árdua que se não for muito bem-feita, não vai dar em nada.

Project-Phoenix-002

Conclusão

Se você quer um jrpg com aquele polimento de antigamente, pode ser que esse projeto só pegue a sua grana e não te entregue nada. Se quiser contribuir para o kickstarter, clique aqui por conta e risco.