Em clima de Ano Novo chinês, que foi dia 08/02/2016, resolvi fazer um post a respeito dos famosos envelopes vermelhos (em cantonês, chamado de lai sze ou lai see; ou ainda em mandarim, hóngbāo) que normalmente são dados nessa data comemorativa.

Mas afinal, o que são esses envelopes vermelhos e o que tem dentro deles?

De uma forma geral, esses envelopes contêm dinheiro dentro, sendo a quantia bem variada, desde alguns reais até centenas de reais. A prática mais comum é que casais ou pessoas mais velhas deem esses envelopes com dinheiro para os jovens solteiros. Não existe uma regra quanto ao valor, mas é costumeiro que quanto mais próximo da família, maior seja o valor dentro do envelope.

DSCN4918A cor vermelha tem um significado muito forte para a cultura chinesa, os chineses costumam amar a cor vermelha por ela representar para eles energia, felicidade e sorte. A importância desse gesto de dar envelopes vermelhos não está no quanto você está dando para outra pessoa, e sim o que esse gesto simboliza, no caso, o ato de dar dinheiro dentro do envelope seria o desejo de mais felicidade e benção para aqueles que estão o recebendo. Vale ressaltar que é considerado falta de respeito abrir e ver o valor dentro envelope na frente daquela pessoa que te deu o mesmo.

O valor dentro do pacote costuma ser um número par, em especial o número 8 por ser considerado um número de sorte ou fortuna. Apesar dessa crença em torno dos pares, o número 4 é um valor a ser evitado pois a sua pronúncia (em mandarim, 四 ““) se assemelha muito com a pronúncia da palavra morte (em mandarim, 死 ““), nesse caso os tons que são empregados em cada palavra que evidenciam a diferença de ambas palavras, portanto se trata de má sorte para a grande maioria dos chineses.

Red packet how much

Na tradição chinesa, os mais jovens desejam feliz ano-novo, saúde, felicidade e boa sorte aos mais velhos antes de receberem os envelopes. Entretanto, não pense que os envelopes vermelhos se limitam apenas ao Ano Novo, eles comumente são dados também em outras datas comemorativas como alguns feriados, aniversários e em casamentos, sendo assim considerado como um presente.

No Japão, a entrega de envelopes vermelhos contendo dinheiro no Ano-Novo também é uma prática comum, sendo conhecida por Otoshidama.