Ok, eu vou admitir, eu não sou particularmente fã de esportes. Verdade seja dita, joguei muito pouco e assisti ainda menos durante a minha vida. Não tão surpreendentemente, poucos mangás sobre o tema já conseguiram capturar minha atenção, não necessariamente porque trabalharam melhor o conceito do esporte, mas porque conseguiram desenvolver os personagens além do pequeno universo da quadra. Haikyuu!!, no entanto, não faz isso.

Os personagens são motivados única e exclusivamente pelo vôlei. Sua profundidade começa e acaba no seu desejo de continuar jogando. E, para minha grande surpresa, cada vez mais eu considero essa simplicidade uma de suas melhores qualidades.

Em um mercado populado por estórias extenuantes e mangás que se recusam a morrer, fico feliz em ver autores que se permitem trabalhar dentro de conceitos mais simples, ao invés de tentar engrandecer seu mundo a cada capítulo.

Haikyuu - Main Character 03

A Trama

Desde pequeno, Hinata Shoyou sonha em se tornar um grande jogador de vôlei. Sua inspiração, o “Pequeno Gigante”, foi a estrela do time da escola Karasuno no auge de sua carreira, e provou para todos que tamanho não importava na quadra. Com pouquíssima experiência devido à sua escola de ensino fundamental não ter um time, Shoyou entra em Karasuno para seguir o legado do “Pequeno Gigante”. Mesmo sendo mais baixo do que todos os outros jogadores, Shoyo tentará provar que pode estar entre os melhores, com sua garra e a capacidade de pular mais alto que qualquer um.

O Elenco

Com uma arte de altíssimo nível já no primeiroHaikyuu - Cast.png capítulo, vemos uma variedade imensa de tipos e rostos de personagens. E devo dizer que, se o mangá não se esforça para elaborar cada um deles, não há nenhum personagem que não tenha implícito em seu diálogo, em seus maneirismos e, especialmente, em sua arte, uma estória não contada. Todos parecem reais, parecem gente, com suas próprias motivações e formas de ver o mundo.

É aqui que a simplicidade do mangá brilha em sua genialidade: o elenco é apresentado de forma orgânica, natural. As raras ocasiões nas quais somos sujeitos à flashbacks vêm muito após conhecermos os personagens. Vêm para explicar o seu jeito de ser, apenas após estarmos acostumados com o mesmo, e apenas quando é mais relevante para a trama – para a decisão que o personagem provavelmente tomará naquele momento, apenas para que ela não pareça arbitrária.

O mundo é vivo e os personagens seguem o seu próprio caminho, independentemente do protagonista e da trama principal.

O Desenvolvimento

Se eu evito falar mais do resto do time do protagonista é porque, caros leitores, não quero que seus primeiros encontros com eles sejam estragados pelas minhas opiniões. Nem todos têm a personalidade estampada na cara, isso é algo que se desenvolve gradualmente com a estória, e que merece suas próprias considerações.

O Universo dentro da Quadra

Não surpreende a ninguém que a maior parte da ação da estória ocorre dentro da quadra de vôlei. É nela que culminam toda a tensão, todo o drama e, principalmente, o desenvolvimente mental e físico de cada personagem.

Haikyuu - Main Character 02É aqui que a trama passa a maior parte do seu tempo e, francamente, é muito bom que o faça. A quadra é o elemento principal da trama, cada jogo é um novo arco da estória, cada set é uma batalha, cada ponto mostra o quão criativo o autor realmente é. Como todo bom Shounen, Haikyuu!! está repleto de técnicas especiais e personagens ficando mais fortes no meio da batalha, mas é muito raro que qualquer um desses elementos pareça forçado. Aliás, pouquíssimo do que é introduzido dessa forma é necessariamente especial. Apenas parece ser. O mangá faz um excelente trabalho de explicar o quão especial algo foi, para logo depois explicar porque não há nada de especial naquilo.

Qual o problema então?

Sinceramente, eu tive sorte de pegar esse mangá bem avançado, pois pude apreciar a estória capítulo a capítulo, no meu próprio ritmo. Nessa semana vi acabar a primeira partida que acompanhei semanalmente de início a fim, e devo admitir, foi excruciante. Foi uma experiência extremamente prazerosa e frustrante ao mesmo tempo. Cada capítulo deixando para a semana seguinte uma quantidade inimaginável de tensão.

Este é definitivamente um mangá que não se benficia da periodicidade. Por mais que o seu ritmo narrativo seja excelente, isso deixa de ser verdade no semana a semana.

Conclusão

Haikyuu - Funny 02Não há dúvida em minha mente de que recomendar esse mangá seja a coisa certa se fazer. Dito isso, eu imagino que eu teria uma experiência muito mais prazerosa o tendo lido após estar completo.

Não há salvação para mim, já estou investido demais, mas mantenho aqui o aviso para aqueles que, como eu, se importam muito com o ritmo da estória: vale a pena esperar por esse mangá. Dito isso, se a qualidade do mangá for qualquer indicativa, ele tem um longo e brilhante futuro à sua frente. Paciência é uma virtude.

Ficha Técnica

Título: Haikyuu!!
Autor: FURUDATE Haruichi
Volumes: 19 (Em Publicação)