O ano novo, para ocidentais, é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para 01 janeiro, pois é adotado o calendário gregoriano. Na China, no entanto, e outros países asiáticos adota-se também o calendário lunar, e por este motivo, o ano novo é em outra data e ficou conhecido como ano novo chinês.

O ano novo chinês, neste ano (2016), começa em 8 de fevereiro. Esta data varia no calendário gregoriano pois depende do calendário lunar. Outro detalhe importante é o fato dos anos estarem fortemente ligado ao horóscopo do zodíaco chinês. 2016 será o ano do macaco.

Outra diferença do ano novo chinês, é que as comemorações duram 15 dias a partir do inicio do novo ano, este período é considerado feriado.cny1

Eu encontrei em minhas pesquisas que cada dia dos 15 dias tem um significado, mas eu não lembro de ter feito tudo isso quando estive na China durante o ano novo – de qualquer forma, deixo abaixo a lista:

  • No 1º dia do Ano Novo Lunar dá-se “o acolhimento dos deuses dos céus e da terra.” As pessoas abstêm-se de comer carne no primeiro dia do novo ano, pois acredita-se que isso irá garantir uma vida longa e feliz.
  • No 2º dia, os chineses rezam para seus antepassados, bem como a todos os deuses. Acredita-se que o segundo dia é o aniversário de todos os cães.
  • O 3º e 4º dias são para os filhos prestarem homenagens a seus pais.
  • O 5º dia é chamado Po Woo. Neste dia as pessoas ficam em casa para acolher o Deus da Riqueza. Ninguém visita familiares e amigos no quinto dia, porque ele vai trazer a ambas as partes, má sorte.
  • Do 6º ao 10 º dia, os chineses visitam os parentes e amigos livremente. Visitam, ainda, os templos para rezar por boa sorte e saúde.
  • O 7º dia é para os agricultores mostrarem os seus produtos. Estes agricultores fazer uma bebida a partir de sete tipos de vegetais para celebrar a ocasião. O sétimo dia é considerado o aniversário de seres humanos. Macarrão é consumido para promover a longevidade e peixe cru para o sucesso.
  • No 8º dia o povo Fujian tem outro jantar, reagrupamento familiar e à meia-noite oram para Tian Gong, o Deus do céu.
  • O 9º dia é para fazer oferendas ao Imperador de Jade.
  • Do 10º para o 12 º dia convidam-se amigos e parentes para o jantar. Depois de tanto alimento rico, no dia 13 come-se apenas mingau de arroz simples e mostarda (soma choi) para limpar o sistema.
  • O dia 14 é para os preparativos do Festival da Lanterna, que será realizado na noite do 15º dia.
  • No 15º dia do ano novo chinês realiza-se, então, o chamado Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. Como o nome indica as lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfile.

O que está realmente forte em minhas lembranças e, de fato, é bem comum neste período, é uso das cores amarelo mais puxado para um dourado e o vermelho, lai sze (pacotinhos vermelhos com dinheiro dentro), muita comida, dança do dragão e leão, fogos de artifícios e principalmente as cerimônias taoistas.cny2

No Brasil esta data é comemorada geralmente por associações ou organizações culturais de descendência chinesa ou orientais. Em São Paulo é quase certo que, se pelo período das festividades você for ao bairro da Liberdade, você poderá desfrutar destas festividades.

There are no comments

Entre na conversa, deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *