Fiz essa matéria para esclarecer algumas dúvidas sobre esse serviço. Muita gente está dizendo que é o fim do mundo e outros estão falando que é a melhor coisa do universo, então resolvi dar a minha opinião. Isso não é uma propaganda e lendo esse texto vocês vão entender.

O que é o crunchyroll?

Ele é um site de streaming de animes, como se fosse um youtube, mas só com atrações japonesas. O serviço que eles oferecem é bem parecido com o Netflix e o Crackle, já que o próprio site que oferece os videos e não os usuários.

É pago?

Na questão financeira, ele oferece dois serviços. Um gratuito e outro pago (premium).

Gratuito

Premium

Sem mensalidade

R$ 9,99 por mês

Qualidade de imagem máxima é 480p

Alta definição full HD disponível.

Mesmo em séries antigas, nem todos os episódios estão disponíveis.

Todos episódios das séries do site estão disponíveis (embora algumas séries muito longas como Gintama e Naruto não tem todos os episódios disponíveis ainda).

Episódios novos só podem ser vistos depois de uma semana.

Transmissão simultânea com legenda em português – Brasil em alguns títulos e outros são liberados depois de uma hora da exibição na tv japonesa.

Com propagandas que são inseridas justamente no mesmo espaço que no Japão, só que muito mais curtas.

Sem propagandas

 

Mas tem animes bons lá?

Cada um tem o seu gosto, mas existe sim uma variedade muito grande de títulos. Alguns totalmente desconhecidos e outros bem populares. Bleach, Naruto, Gintama, Another e Sword Art Online são os maiores destaques do serviço por enquanto, embora muitos ainda vão ser disponibilizados no Brasil. Provavelmente estão em processo de legendagem ou o site está negociando com os detentores dos direitos autorais. Alguns animes estão com direitos de exclusividade com outras empresas ou contratos que não permitem que eles passem em determinados países para não entrar em conflito com as leis do lugar, então eles podem nunca aparecer no site (dizem que One Piece é um deles). Animes que ninguém gosta estão lá, pois algumas empresas japonesas só vendem pacotes com vários títulos e o site tem que comprar animes ruins, já que eles estão junto no pacote de animes bons.

Então o site é um serviço legitimo, isto é, não é pirataria?

Sim, você paga por um serviço oficial, isto é, os detentores dos direitos autorais daqueles animes vão receber parte de sua grana.

E as legendas são boas?

Para mim são as melhores disponíveis na internet, embora alguns podem não gostar. Isso porque maioria as legendas oferecidas nesse serviço não contém vícios de fansubs como sufixos japonês como “kun”, “san” e “chan” ou algumas manias de não traduzir palavras como se elas não tivessem sinônimo em português, como “kawaii” e “nakama”, o que eu acho perfeito, pois essas coisas não fazem parte do idioma português. Por mais que eu concorde com os sufixos as vezes são necessários para entender melhor alguns diálogos, mas nada que não possa ser adaptado e causar a fúrias dos fãs mais xiitas.

De qualquer forma, em quase todas as séries, eles não traduzem nomes próprios e nem nomes de lugares, embora façam a inversão dos nomes para a lógica ocidental (para quem não sabe, no idioma japonês o sobrenome vem primeiro que o nome). As pessoas que fazem as legendas são fãs, membros de fansubs que agora estão ganhando para fazer seu trabalho, então erros cometidos por pessoas que não conhecem animação japonesa não vão acontecer. Nos testes que eu fiz, não vi erros ortográficos ou falha na sincronia e todos os animes no site estão com legenda no nosso idioma (pelo menos na versão .com.br).

Tem dublagem?

Não.

É necessário se cadastrar?

Para ver os episódios liberados para licença gratuita, não é necessário cadastrar, a não ser que esses episódios tenham cenas de nudez e violência extrema.

É possível aproveitar o site sem pagar nada?

No momento não. Na licença gratuita você pode assistir os animes com propagandas e isso que vai pagar os direitos do que você está assistindo, porém no momento quase nenhuma série você pode assistir assim. Algumas você pode assistir todos os episódios, menos o ultimo que saiu no Japão, outras você não pode assistir nenhum episódio sem pagar. Outras apenas uns episódios sortidos no meio da série podem ser assistidos, o que não faz sentido nenhum. Tem aquelas séries que já terminaram como Another, que somente os três primeiros episódios que estão liberados para usuários gratuitos, o que é um pouco frustrante para quem não conhece o site, pois vai ser impedido de assistir o resto. Eu acho isso até um pouco desonesto, te dando uma amostra daquilo e meio que obrigando você a migrar para o premium para ver o resto da série. Espero que isso esteja acontecendo porque o site ainda não conseguiu patrocinadores no Brasil. Lembrando que na assinatura premium, você pode assistir todos os episódios disponíveis no site.

Os episódios marcados com estrelinhas são premium.

Posso testar o serviço premium antes de me decidir?

Sim, você tem direito a 19 dias grátis.

Tem censura?

Nos testes que eu fiz, não houve nenhuma censura. Em Another, por exemplo, as cenas de violência estão na integra, diferente da versão que você encontra na net ripada da tv japonesa que está cheia de cortes.

Tem hentai (animação pornográfica japonesa)?

Não… danado.

E os fansubs? Como ficam nessa?

Muitos estão cancelando projetos que estão disponíveis no crunchyroll, tirando os links de download. Outros estão se recusando a fazer isso pelos problemas que eu apresentei anteriormente. Por enquanto nenhuma ação judicial foi feita.

Posso assistir no meu Xbox 360, Wii e Ps3?

Só no ps3 e é uma novidade. O site recomenda um aparelho chamado Boxee Box, um media center.

Então compensa pagar?

Vendo que serviços que oferecem muito mais, como o Netflix, por um preço similar, eu acho que falta mais títulos para compensar a assinatura e eles já foram prometidos e logo estarão disponíveis.  Se você é muito fã de animes e sempre sonhou em assisti-los em transmissão simultânea, esse é o serviço perfeito para você. Não existe outro site de streaming de video no Brasil especializado só em animes (o netflix tem apenas alguns poucos animes mais populares, pois o foco deles são filmes) e dizem que outras atrações como doramas e tokusatsus também podem estar disponíveis no futuro. Faça o teste dos 19 dias grátis e veja se compensa para você.

There are 2 comments

Entre na conversa, deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *