São poucos compositores que conseguem criar canções que conseguem me transportar para outra realidade, mesmo que eu não esteja no clima de viajar naquela canção e Almir Sater é um desse gênios.
Talvez por não querer se misturar com o declínio da música sertaneja, Almir Sater descreve o seu estilo como sendo um Folk Brasileiro, embora o melhor da música sertaneja de raiz, que é o destaque no uso do violão, está presente em sua obra, assim como a temática rural, com a diferença que no lugar de se lamentar por ter que deixar a vida rural, ele glorifica a beleza da paisagem e vida no campo.

ALMIR SATER , VIOLEIRO E CANTOR EM SUA CASA NA SERRA DA CANTAREIRA , CONDOMINIO PARQUE PETROPOLIS , SAO PAULO

Por se negar a abaixar o nível de suas canções, Almir pode ser pouco conhecido hoje em dia, mas suas canções já foram trilhas de várias novelas, sendo um artista que realmente mereceu o sucesso que teve.
Não consigo escolher qual canção dele é a mais linda, então vou citar as que mais gosto.

Violeiro toca

Essa música trabalha um trocadilho interessante, pois o violeiro toca o instrumento e a música consequentemente toca emocionalmente quem está ouvindo. Exatamente como eu me sinto apreciando as composições de Almir Sater.

Chalana

Eu demorei para descobrir o que era uma chalana, que é uma de embarcação usada em rios pantaneiros, bem frequente no Mato Grosso, estado de origem do cantor. Nessa composição, ele compara a embarcação como uma mulher passou pela vida dele, assim como uma chalana que chega devagar e vai embora sem se despedir.

Tocando em frente

Acho que nessa composição Almir Sater quis mostrar como ele leva a vida, que é de forma devagar, aproveitando totalmente as fases de sua existência.

Caminhos me levem

Um música pouco conhecida dele e que é lindíssima. Acredito que seja uma outra canção que descreve o modo que o cantor leva a vida, deixando os caminhos guiarem o rumo que ele deve trilhar. Parece ser um pouco estranho uma pessoa não ter preocupação com os rumos da vida, mas acho que Almir quis falar que não adianta muito você ficar planejando as coisas minunciosamente sendo que o acaso que vai decidir tudo.

There are no comments

Entre na conversa, deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *